Bolsas e acessórios confeccionados artesanalmente com tecido, com o intuito de demonstrar que o produto artesanal pode ser belo e chique.

Contato: lekita.bolsas@gmail.com

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Portugueses compram menos e reutilizam mais

Os portugueses estão a comprar menos e, paralelamente, a reciclar e reutilizar mais os produtos que compram. Estas duas tendências são a principal conclusão de uma análise desenvolvida pelo Observador Cetelem para o estudo “Consumidor Europeu em Modo Alternativo”.

Segundo o estudo, cerca de 88% dos consumidores recicla o que compra ou apresenta intenções de reciclar. No futuro, esta percentagem deverá chegar aos 97%.

Estes valores são também muito superiores à média europeia, que se encontra nos 63% (presente) e 73% (futuro). A análise é feita em relação à transformação do velho em novo, sendo que estes valores devem-se a três factores.

O primeiro está relacionado com a crise econômica, que tem incitado as famílias a aproveitarem as oportunidades econômicas para continuar a consumir melhor, mas com menos.

O segundo é a explosão de um fenômeno a que a empresa responsável pela análise designa de “internet social”, que oferece aos consumidores os meios para criar laços entre eles. O terceiro é a tomada de consciência ambiental que encoraja os consumidores à reciclagem, em vez da acumulação de produtos em prejuízo do planeta.

O estudo diz que a reciclagem passa ao lado dos consumidores da Europa de Leste – interessa a pouco menos de metade na República Checa e na Eslováquia; mas é apelativa para os consumidores ibéricos e germânicos – apesar de estes partilharem as mesmas emergências econômicas ou valores culturais.

O Observador Cetelem é uma publicação anual do Grupo BNP Paribas Personal Finance lançada pela primeira vez, em França, em 1989.

Fonte: http://www.protegeoqueebom.pt/2013/09/04/portugueses-compram-menos-e-reutilizam-mais/


Nenhum comentário:

Postar um comentário