A reciclagem das fibras e do alumínio/polietileno que compõem a embalagem começa nas fábricas de papel, em um equipamento chamado "hidrapulper", semelhante a um liquidificador gigante. Durante a agitação do material com água, as fibras são hidratadas, isto é, absorvem água, separando-se das camadas de alumínio/polietileno. Em seguida são lavadas e purificadas. Após a purificação, podem ser usadas para a produção de papel reciclado utilizado na confecção de caixas de papelão, por exemplo.
O material restante, composto de alumínio/polietileno, pode ser destinado às fábricas de processamento de plástico e recicladas através de um processo chamado termo-injeção, ou de um processo de rotomoldagem, através dos quais este material pode ser usado para produzir peças plásticas, como cabos de pá, canetas, réguas, coletores, pallets e outros.
A reciclagem para produção de placas e até telhas parte da trituração das camadas de polietileno/alumínio, que são depois prensadas com aquecimento. Essas placas podem ser utilizadas para produção de móveis e telhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário