Bolsas e acessórios confeccionados artesanalmente com tecido, com o intuito de demonstrar que o produto artesanal pode ser belo e chique.

Contato: lekita.bolsas@gmail.com

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Embalagens Longa Vida são Recicláveis

Leite, suco, molho. Em algum momento da vida você já deve ter consumido algum alimento armazenado em embalagem do tipo longa vida. Mas, já parou para pensar no que é feito dessa embalagem após o consumo do produto nela armazenado? Há até 15 anos, esse era mais um material a abarrotar lixões por toda parte. Mas a situação começou a mudar com o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem que vêm induzindo o aumento de um mercado já com 13 recicladores de papel, 20 de plástico e alumínio e aproximadamente 600 cooperativas de catadores cadastradas.

 

Telhas e placas produzidas com o alumínio e o plástico são alguns produtos da reciclagem
  
A embalagem longa vida foi inventada por Ruben Rausing, a partir da premissa de que uma embalagem deve economizar mais do que custa. A comercialização iniciou-se em 1952, na Suécia, e, desde então, tem aumentado por todo o mundo. Ela é estruturada em camadas que fornecem a proteção ideal aos alimentos nela armazenados. A combinação dos três materiais - papel, plástico e alumínio, distribuídos em seis camadas - protege contra a entrada da luz, do oxigênio e impede a troca de aromas entre o alimento e o meio externo. Por isso mesmo, esse tipo de embalagem dispensa o uso de conservantes e de refrigeração, economizando energia da geladeira e de caminhões frigoríficos.
O peso da Embalagem é outro fator importante, pois, para um litro de alimento, são necessários somente 28 gramas de embalagem, economizando recursos naturais e gasto de combustível durante o transporte. Líder na fabricação desse tipo de embalagem, em 2008 a Tetra Pak Brasil também recebeu a certificação FSC (Forest Stewardship Council), que atesta que 100% do papel utilizado para a fabricação das embalagens provém de florestas certificadas e geridas de forma responsável.
A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo que contribui para a conservação do meio ambiente de diversas formas. Ao tratar o lixo como matéria-prima, reaproveitada para fazer novos produtos, além de diminuir a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários, reduz a extração de recursos naturais, melhora a limpeza urbana e aumenta a conscientização geral a respeito do destino dos resíduos sólidos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário