O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e a Associação Nacional de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) estão fechando os preparativos da Expocatadores 2012 que será realizada de 28 a 30 de novembro no Pavilhão Amarelo do ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP). O evento pretende reunir especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina a fim de reforçar a valorização profissional dos catadores e sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva.
“As duas edições anteriores foram mais exposições e, desta vez, estamos preparando um evento mais voltado aos negócios que, além de incentivar a troca de experiências e conhecimentos, vai apresentar equipamentos e tecnologias para podem melhorar o trabalho dos catadores”, explica Roberto Laureano, do MNCR. Voltado para catadores do Brasil e de mais treze países (da América Latina, Caribe, Ásia e Europa), a Expocatadores quer atrair também gestores públicos, empresas e parceiros que podem absorver as matérias-primas coletadas a fim de pensar a cadeia da reciclagem de forma completa. A ideia é apresentar um modelo solidário de trabalho, baseado na sustentabilidade econômica, social e ambiental.
De acordo com o MNCR, o Brasil conta atualmente com cerca de 1 milhão de catadores, existindo de Norte a Sul aproximadamente 1.100 organizações que reúnem esses profissionais. Eles respondem hoje pela coleta de 90% de tudo o que é reciclado no país e cada catador chega a coletar 3 toneladas por mês de recicláveis.
A Expocatadores pretende justamente discutir temas em torno da qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos nesse processo, englobando sua saúde e segurança na execução das atividades. Simultaneamente será realizado o 3º Encontro Nacional e Internacional de Catadores que deverá debater, em seminários técnicos, questões relativas à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao fechamento de lixões e aos planos de gestão dos resíduos. A expectativa dos organizadores é atrair um público permanente de 1.500 catadores do Brasil, além de visitantes, com uma presença total de cerca de 4 mil pessoas por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário